sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Origem do Dia das Crianças

Dia das Crianças 12 de Outubro



Uma das comemorações mais tradicionais e divertidas que acontecem no Brasil é o Dia das Crianças, convencionado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Conforme se aproxima dia 12 de outubro, listas de pedidos são feitas, assim como cartinhas atestando o bom comportamento para os pais que, por sua vez, planejam a data que será dedicada ao filho querido. É sempre uma festa, mas você sabe de onde esse costume veio?
Com a evolução política e educacional do Brasil, o órgão acima citado criou uma série de regulamentos para garantir os direitos básicos das crianças. Em 1923, então, o deputado federal Galdino do Valle Filho propagou a ideia de definir uma data especial para os pequenos filhos. A sugestão foi acatada e decretada oficialmente pelo presidente Arthur Bernardes, em 1924. Logo então, em 5 de novembro de 1924, foi instituído oficialmente o Dia das Crianças, sendo comemorado em 12 de outubro.

Até a década de 60 as comemorações eram pacatas e não tomavam o país inteiro. Para mudar esse quadro, a empresa de brinquedos infantis Estrela lançou uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson promovendo a semana e o dia das crianças. Logo, outras empresas seguiram a tendência e alavancaram suas vendas com o sucesso e o estabelecimento da tradição. Assim, convencionou-se também a entrega de brinquedos como presentes para essa data.
Em todo o mundo há um dia dedicado às crianças, porém em outros países outras datas foram escolhidas. Em Portugal, por exemplo, a data é 1º de Junho. Na China e no Japão, 5 de Maio. Uma vasta lista dos outros países segue o decreto da ONU que estabelece todo 20 de Novembro como o Dia Universal das Crianças.
113.gif
Créditos:

0 comentários:

 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI