segunda-feira, 7 de maio de 2012

As crianças e a capoeira


A capoeira diferente de outras atividades, envolve todos os tipos de estímulos. Possuindo como estímulos visuais, auditivos e táteis. Como estímulos visuais as rodas, a influência e exemplo de outros capoeiristas; auditivos com a estimulação feita pelos instrumentos, palmas e músicas; e finalizando com os estímulos táteis, com o toque do professor, manipulação dos instrumentos, a ajuda em determinados exercícios mais complicados e/ou novos, por exemplo.
Todas as pessoas se desenvolvem através de estímulos. Com as crianças não é muito diferente. As crianças são movidas a desafios e interesses. Dessa forma, quanto mais desafios propor a eles, com movimentos não muito difíceis, porém com uma sequência com mais golpes, seguindo de esquivas e aú, já satisfaz e vêem que não sabem tudo, como pensam com o passar do tempo.
A utilização de jogos e brincadeiras adaptadas também facilitam o aprendizado, e fazem também com que os alunos se soltem, e mesmo comecem a cantar em meio a brincadeiras, de forma que quando menos imaginam já estão cantando nas rodas.
As musicas do mundo infantil, e musicas com refrões menores, também auxiliam nesse aprendizado. Algumas dessas musicas são:
"[refrão] a e i o u/ u o i e a/ a e i o u/ vem criança vem jogar
eu estudo na escola/ treino na academia/ eu respeito a minha mãe/ o meu pai/ e a minha tia "

"[refrão] é o 'A'/ é o 'B'/ é o 'A' o 'B' e o 'C'
O 'A' de alegria/ o 'B' de berimbau/ o 'C' de capoeira esse jogo é legal!"

0 comentários:

 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI